quinta-feira, 2 de julho de 2015

Pessoal | Maratona Literária de Inverno 2015 (Geek Freak)


 Sempre tive vontade de participar numa Maratona Literária, mas acontece que sou uma desatualizada no que toca a esses aspetos e sou sempre a última a saber dos desafios literários mais recentes no BookTube Blogosfera. No entanto, desta vez consegui ter conhecimento de uma Maratona ainda por começar este mês, que acabou por ser a resposta para o dilema com que me tenho deparado ultimamente.

 Os livros na minha TBR Jar não são muitos e não excedem os 10 e inclusive são obras que não me puxam muito para a sua leitura, pelo que tenho andado a tirar e a repor papéis na jarra, a tirar e a repor livros na prateleira e andado às voltas pelo quarto como um cão atrás da cauda. Tive ontem conhecimento da Maratona Literária de Inverno de 2015, realizada pelo Geek Freak, um youtuber brasileiro (daí ser uma maratona de inverno), no blogue Ludutopia e pude finalmente organizar a minha TBR para este mês e decidir as leituras que farei nos próximos tempos. 

 Não penso, tal como o Ludgero, em inscrever-me, já que, como moro em Portugal, não faz sentido competir pelos prémios que só serão entregues a residentes do Brasil. Irei, no entanto, participar na TBR Temática e nos Desafios (explicarei os detalhes da Maratona nos parágrafos abaixo). O objetivo principal da #MLI2015 é ler o maior número possível de livros e mais do que aqueles que costumamos ler num mês. Por isso, para mim, participar é um grande incentivo, já que ainda só li 13 livros este ano e, em média, dois por mês, quando é habitual ler pelo menos quatro (a escola rouba-nos o tempo todo).

 A Maratona vai de 6 de julho a 3 de agosto, ou seja, durará quatro semanas. A TBR (to be read ) Temática consiste na proposta de um género diferente todas as semanas. Existem ainda Desafios por onde nos pudemos guiar na hora de escolher as leituras. Não é obrigatório ler um género específico ou seguir os pontos em baixo - somente se estivermos interessados nos prémios. Contudo, penso que o que torna realmente uma Maratona Literária especial são as pequenas propostas que fazemos a nós mesmos. Além disso, a minha maior motivação para participar é realmente necessitar de tópicos por onde me guiar, já que a minha TBR Jar não me foi muito útil nesse aspeto.

 TBR (to be read ) Temática
 Semana 1: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica
 Semana 2: Thriller, Suspense e/ou Terror
 Semana 3: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama
 Semana 4: Livros nacionais


DESAFIOS:
  • Um livro com figuras ou ilustrações
  • Comece e/ou termine uma série, trilogia ou duologia
  • Um livro que alguém escolheu por você
  • Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica
  • Um livro com a capa azul
  • Um livro do género que você menos leu ano passado
  • Um livro que você ganhou
  • Um livro com mais de 400 páginas


 Depois de analisar estes tópicos e a minha coleção, decidi-me pelos seguintes livros:








 Quatro livros num mês continua a ser um valor fraquito, embora ainda esteja a ponderar adicionar o livro Recomeçar, de María Dueñas, à semana 3 (se achar que ainda tenho tempo) ou a qualquer outra semana, se terminar o livro escolhido mais cedo do que o previsto.

 O vídeo de apresentação da Maratona encontra-se logo em baixo. Juntem-se a nós! Participem!


4 comentários:

  1. Boa sorte para a maratona!
    Gostei muito da forma como fizeste o post, ficou muito giro :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Boa sorte minha querida!
    Também cheguei a pensar em participar, mas depois sumiu-se-me a vontade. Prefiro ir lendo aquilo que tenho vontade do que programar, e por acaso desde Junho que indo assim tenho conseguido ler bastante.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Normalmente também funciono assim, mas a minha vontade andava bastante baralhada e não se conseguia decidir.
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar