segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pessoal | Maratona Literária Hot Summer Reading (Diário da Chris) - TBR


  A Chris do Diário da Chris decidiu partir para a aventura e criar uma maratona literária de fim de Verão, a que deu o nome de Hot Summer Reading. Embora tenha desistido, no mês passado, da Maratona Literária de Inverno do Geek Freak por conta de uma ressaca literária, sinto-me no caminho da cura e talvez uma semana de leitura intensa me faça entrar no ritmo. Ao início, estava um pouco reticente em participar, pois a maratona só foi anunciada no passado dia 20, quatro dias antes de começar, embora continuasse a olhar para a minha prateleira à procura de leituras possíveis, contudo, ontem encontrei, finalmente, boas escolhas e pensei Porque não? Não irei exigir demasiado de mim, mas claro que darei o meu melhor para cumprir a tarefa a que me proponho.

 A maratona decorrerá de 24 a 31 de agosto, de segunda-feira a segunda-feira, com a duração de uma semana. Esta é uma maratona mais descontraída, sem regras, somente alguns desafios por onde nos podemos guiar para criar a nossa TBR (to be read, ou seja, a lista de leituras que pretende-mos fazer), que é o que vos venho mostrar hoje. Uma das razões porque, inicialmente, não queria participar, era porque achava que não conseguiria, pelo menos, escolher livros para todos os desafios, pois, para mim, o interessante das maratonas não são somente os dias de leitura intensa, mas também o facto de possuir-mos sempre - ou quase sempre - tópicos que nos ajudam a escolher as nossas leituras. Como vos mostrarei na BookHaul deste mês (para vir em inícios de setembro), este foi um mês de boas aquisições, pelo que pude aumentar a minha lista de futuras leituras e ter maior opção de escolha. A diversidade aumentou tanto que não fazia ideia do que havia de ler. Vocês percebem-me, não percebem? ;)

 Estes são os desafios para a TBR:
  • 1 livro cuja acção se passa no verão; 
  • 1 livro que tenha amarelo na capa;
  • 1 livro de um autor queres ler à muito tempo;
  • 1 livro com uma temática divertida;
  • 1 livro cujo tema nada tenha a ver com o verão / 1 livro fora da vossa zona de conforto;
  • 1 livro em que o nome da personagem principal comece com a mesma letra que o vosso.

 Podemos combinar mais do que um desafio num só livro. Estes são os escolhidos:

A Filha do Pirata  de  Margaret Cezair-Thompson


 Escolhi-o porque, como se passa num país exótico, certamente deve ter muito Verão à mistura (qual a piada de escrever um livro sobre o inverno na Jamaica?) e porque a protagonista deste livro se chama May Josephine Flynn, e o meu nome verdadeiro e o de blogger também começam com a letra «M». Apesar de não ter lido nenhuma review sobre ele, pois, de facto, não é muito conhecido, estou muito curiosa para o ler e parece que a altura ideal chegou (até porque recuso-me a lê-lo em qualquer estação que não seja o Verão e não tenho todo o tempo do mundo ou paciência para esperar pelo ano seguinte).


Antes de Adormecer  de  S. J. Watson


 Esta era a minha primeira escolha para um livro com amarelo na capa, pois toda a edição (TODA mesmo!) é baseada em amarelo-pálido (com laivos de musgo à mistura) - e porque julgava que não tinha mais nenhum livro amarelo na minha coleção. Preenche também a categoria de um livro que nada tem a ver com o Verão (a ação passa-se em novembro) e de uma obra de um autor que já há algum tempo quero ler. Não me interesso pelo autor em si, mas o único livro que me resta de um escritor (ou melhor, de uma escritora) que nunca li e que me desperta imensa curiosidade em relação todas as suas obras no geral é um calhamaço que mete medo a quem nunca leu muito mais que 600 páginas, por isso, não é lá muito adequado para uma maratona de uma semana.


A Ilha do Tesouro  de  Robert Louis Stevenson


Senhoras e senhores, esta é a obra que salvou tudo! Preencheu todas aquelas categorias que eu julguei que não conseguiria. Quando achava que não havia nenhum livro divertido na minha estante (sou uma azeda do pior, vocês nem imaginam, mas juro que aconteceu tudo exatamente como vos disse), olho para a lombada deste livro, que está no cimo da minha prateleira, e que, por acaso, tem letras amarelas e que, por acaso, tem uma capa amarela, e que, por acaso, é uma história de piratas, que, por acaso, é uma temática divertida; pego nele e vejo a solução para todos os meus problemas e decido finalmente: Vou participar! E foi assim. Nunca tive muita curiosidade ou me senti particularmente interessada em ler este livro (não sou grande fã de juvenis), mas esta maratona dá-me vontade de finalmente deixar a azia de lado e partir, tal como a Chris, à aventura.

 Contem-me: também vão participar? O que acharam desta minha TBR? Quais foram as vossas escolhas? Partilhem comigo, vou adorar saber (para além de aziada, sou curiosa, não há remédio)! 


4 comentários:

  1. Espero que esteja a correr bem! ;D
    Tive pena de não poder participar nesta maratona... Não deu mesmo... :(
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só consegui ler um livrinho... :( Eu e as maratonas não nos damos lá muito bem! Mas tempos melhores virão. :)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Novos livros são sempre bem-vindos! ;)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar