quinta-feira, 30 de julho de 2015

TAG | Cenários de Verão


 Verão e Leituras são a combinação perfeita que resultou nesta tag super-original criada pela Joca do canal little house of books para o projeto Cinco Páginas, mas que me foi passada (e já há algum tempo) pela querida Jessie do Fofocas Literárias (obrigada, Jessie! :) ). Nesta tag são-nos apresentados diversos cenários solarengos e relacionados com férias que envolvem livros e temos de escolher uma obra que se adeqee a cada cenário (e eu adorei a ideia).

 Vamos responder?

 1. Foste viajar até um país que sempre quiseste conhecer e levaste um dos teus livros favoritos contigo... mas perdem a tua bagagem. Por que livro viajarias km e km para voltar a ter nas mãos?


 Imagino bem toda a cena: uma agradável viagem até Itália na companhia do meu querido Divergente, que, devido a um azar tremendo, se separou de mim; a minha reação ao descobrir o quão longe se encontra, a expressão de pavor estampada na minha cara. Caminhava quilómetros a pé, se tal fosse preciso!


 2. Ouves gritos e depressa percebes que um livro se está a afogar. Que livro se estava a afogar, visto que tu assim que o vês decides voltar atrás e sentares-te na toalha a apreciar o espetáculo.


 Oh, Para a Eternidade, de Marta Neves. Não lhe dei um estrela de 10 (que equivale a Odiei!) somente pela escrita bastante bonita e por algumas passagens inspiradoras e dignas de serem relembradas, mas sei que, se o relê-se (impensável, já que não pretendo gastar mais tempo da minha preciosa vida com ele), não o conseguiria nunca mais voltar a ver à frente. Vê-lo-ia afogar-se de bom grado! E os gritos seriam os da Maria, a protagonista! Sorrio só de imaginar o prazer perverso que retiraria da situação.


 3. Adoras ir a parques aquáticos no verão porque te divertes sempre imenso por lá. Que livro super divertido levas contigo para te fazer companhia?


 Tenho a certeza que a Amber e o Greg seriam uma excelente companhia, porque são o casal mais improvável, mais cómico e mais cativante dos livros de Dorothy Koomson e porque se quiser desfazer-me às gargalhadas basta reler o primeiro capítulo do livro, mas claro que não me ficaria por aí, pois não importa quantas vezes leio Amor e Chocolate: a partir do momento em que lhe pego, nunca mais o largo.


 4. O que há de melhor no verão senão os gelados? O único problema é derreterem depressa. Que livro derreteu o teu coração?


 Fez muito mais do que derreter-me o coração, partiu-o em pedacinhos tão pequeninos que ainda hoje não fui capaz de voltar a juntar e parti-los-á novamente se me atrever a lê-lo outras vez. Este é o problema com os livros sobre a esperança: ela realmente não nos serve de nada, pois o destino já foi escrito. Senhoras e senhores, um breve retrato de A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak.

 Não podia não escolher também Sonhos Mágicos, de Gwyneth Rees , pois foi um livro que marcou muito o início da minha adolescência e o fim da infância, uma história infantil com uma mensagem profunda e mágica que relerei seja em que idade for.


 5. Encontras-te no jardim, deitado(a) na tua rede a ler um livro gigante mas, do nada, aparece um enxame de abelhas, e usas então o livro que estás a ler para as esmagares. Qual é o livro?


 Lembrei-me imediatamente de A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos, pois foi o maior livro que já li até agora e uma desilusão. Tem 632 páginas e aviso-vos desde já que, apesar da sensação de não gostar-mos de um livro que todos os restantes amam ser bastante desagradável, não teria qualquer problema em esmagar abelhas com ele. [Ok, confesso, sou demasiado coração mole, nunca mataria um inseto propositadamente, mas tudo depende do tamanho do enxame e o livro também não seria afetado]. Agora que penso melhor nesta categoria, não penso que o objetivo fosse referir um livro de que não gostamos (ou que nos deixou indiferente), contudo, não sou capaz de usar nenhum dos meus calhamaços adorados para tal efeito, sinceramente.


 6. Estás a caminho da piscina quando te deparas com uma mega promoção numa livraria. Entras e vês por lá um livro que queres imenso ler. Que livro encontras?



 Era mesmo suposto escolher só um? Bem, meus amigos, não dá. No entanto, lá consegui escolher somente seis obras (e já é muito pouco) que ultimamente me têm dado uma vontade enorme de assaltar uma livraria e que não são das mais baratinhas: Cinder, de Marissa Meyer; Cornos, de Joe Hill; Em Parte Incerta, de Gillian Flynn; Entre Agora e o Nunca, de J. A. Redmerski; Sonhos de Papel, de Ruta Sepetys e, finalmente, A Quimera de Praga, de Laini Taylor. Se encontrasse qualquer um destes livros no meio da promoção, seria compra imediata!


 7. Oh não!!! Adormeceste ao sol com um livro em cima da tua barriga. Que livro não te importavas de ter marcado na pele?


O clássico Jane Eyre, de Charlotte Brontë, é a escolha perfeita, pois, seja como for, já me marcou enquanto leitora e pessoa.


 8. O Verão é a estação do ano ideal para acampar. Contudo, pode tornar-se um pouco assustador... Durante a noite acordas com um barulho bem estranho do lado de fora da tenda. De que livro te lembras automaticamente?


 Embora adore tudo o que se relacione com paranormal, mistério e assombramento, nunca li muitos livros de terror ou que me tenham, efetivamente, assustado, no entanto, Os Adivinhos tem algumas descrições bastante macabras e mórbidas e que geraram um genuíno arrepio que me percorreu a espinha acima. Um arrepio agradavelmente perverso e se um livro consegue ter esse efeito em mim, então só pode ser um livro inesquecível.


 Sintam-se todos tagueados para responder a esta tag com sabor a Verão. Digam-me: qual o livro que veriam afogar-se de bom grado e aquele que não se importariam que vos marcasse a pele?


11 comentários:

  1. "Em parte incerta" foi dos melhores livros que já li este ano. É fascinante a forma como as personagens evoluem. "Jane Eyre" e eu não combinamos muito bem :P foi uma leitura fastidiosa... Partilho a opinião do livro "Amor e Chocolate", existe espécime do género masculino tão engraçado, cativante e interessante do que Greg? Obviamente que não... E depois a sua combinação com Amber é qualquer coisa de maravilhoso.
    O meu coração também foi derretido pela "Menina que roubava livros". Mas também fui derretida pelo amor entre Afonso e Àgnes :). Mas compreendo a tua opinião e o porquê de não te ter proporcionado o mesmo. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, quero tanto ler esse livro! Adoro thrillers, mas nunca li grande coisa dentro do género e esse pormenor só aumenta a minha curiosidade.
      Os clássicos despertam opiniões muito divergentes nos leitores.
      Infelizmente, não consegui realmente ligar-me a eles e à sua história. :-/
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  2. Jane Eyre <3 Não pensei que esse livro me marcasse tanto mas a verdade é que vai ficar para sempre comigo.
    Recomendo imenso o Cinder! Aliás, o primeiro livro não é o meu preferido mas a série fica muito melhor!
    Também gostei imenso do Entre o Agora e o Nunca!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos duas! ;) Tem um lugar especial no meu coração.
      Não posso responder a tags que falem de livros que já me despertam bastante curiosidade para ler, porque acabo sempre por ler comentários que me fazem ponderar seriamente se devo ou não assaltar uma livraria. ;)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  3. Esse livro é qualquer coisa, Mistery. Quando pensas que não podia ser pior, acontece um nova coisa que te faz perguntar até onde vai a querida Amy! É uma leitura alucinante! :) Espero que o possas ler em breve.
    Sim, os clássicos não são muito consensuais! Até agora, o mais recente clássico que li e que me conseguiu encantar foi "Orgulho e Preconceito". Mas pretendo ler mais clássicos e reler alguns, nomeadamente "Os Maias". Como estava no agrupamento das ciências a obra foi dada no 11º ano, no último período. Mas lembro-me de na altura gostar, por isso quero reler a obra.
    Pois foi, apesar disso espero que tentes ler outros livros do autor... Não sei se gostas da área das ciências, alterações climatéricas... Se gostares aconselho-te o livro "Sétimo Selo". Pode ser que te conquiste. :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguma vez leste Agatha Christie? Os policiais da autora fascinam os leitores de qualquer género. São clássicos tão envolventes, com uma escrita tão acessível e histórias tão fascinantes que conheço muito poucos que leram e não gostaram.
      Sou fascinada pelas Ciências, apesar de alterações climatéricas não ser das áreas que mais interesse me suscita. Tenho muito curiosidade em ler a série de livros Tomás Noronha - o género é diferente, mas ainda assim do meu agrado, por isso estou disposta a postar. Obrigada pela recomendação! :)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  4. Por acaso ainda não li :). Mas tenho ali um na estante para ler que me foi oferecido o ano passado pela Catarina! Eu gosto muito de policiais apesar de ler pouco. Tenho que ler, então :).
    Pronto, aquilo fala mais das alterações climatéricas e com um conjunto de questões associadas a eles. Investigações, viagens... Tem muita coisa o livro. Eu não gosto do Tomás Noronha (não o acho assim tão inteligente como o escritor quer passar), mas gostei da história e do livro.
    De nada :).
    Boas leituras!
    Beijinhos!
    Silvana

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Que tag engraçada, mesmo apropriada para esta estação.
    Gostei de ver as tuas respostas.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)
      Concordo!
      Beijinhos e Boas Leituras!

      *Mistery

      Eliminar
  6. Também adorei Jane Eyre! :D
    Quero muito ler Os Adivinhos mas não sabia que metia medo :b
    Beijinhos! ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D
      Uma das ações de «Os Adivinhos» - porque este livro tem muitas outras ações paralelas - é a investigação de uma série de assassinatos e são-nos dada as descrições de cada um dos homicídios. É deliciosamente macabro. Lê, este livro é espetacular! ;)
      Beijinhos!

      *MIstery

      Eliminar