terça-feira, 16 de junho de 2015

TAG | Breaking the Spine


 Hoje acordei e pensei Por que não responder a uma tag? e assim vasculhei na gaveta das tags por responder (brincadeira, tenho uma lista no meu e-mail tão desorganizada como duas das gavetas do meu quarto - daí a comparação) e escolhi a Breaking The Spine. Claro que também não acordei e me lembrei assim de repente de responder a uma tag, mas posso sempre contar umas mentirinhas de vez em quando para embelezar o texto. Criada pelo dono do canal ReadingWithJack e traduzida pela DaniiReads, esta tag é basicamente uma discussão sobre lombadas de livros, orientada por 5 perguntas sobre o assunto. Escolhia porque sabe bem desabafar sobre esta minha obsessão de manter os livros tal e qual como os adquiri nas livrarias - esta minha panca leva a muitas discussões comigo própria, sabem?

 Vamos responder?

1. Vincas/dobras as lombadas ou preferes manter o livro como novo?

 Para mim ter uma lombada dobrada é um tormento!!!!! Mas não tenho nenhum livro que exceda as 600 páginas, por isso não sofro muito com esse problema. Tenho alguns livros com mais de 500 páginas que já exibem uma pequena racha na lombada. Normalmente, quando esse é o caso, faço tudo para não dobrar muito o livro. Quando se tratam de livros de biblioteca ou emprestados que já tenham a lombada quebrada, não me preocupo muito.


 2. Para quem não gosta de lombadas dobradas, já o fizeram acidentalmente?

 Tal como referi na pergunta acima, alguns dos meus livros têm uma leve racha na lombada.


 3. Se comprares um livro usado em que a lombada venha dobrada, como te sentes?

 Nunca comprei um livro usado. Conservo os meus livros novinhos em folha e tenho um cuidado religioso com eles. Contudo, se fosse para comprar um livro usado, saberia o que me esperava. O que me aborrece realmente é ter um livro novo e vincá-lo; tratando-se de um livro já antes utilizado por outra pessoa não me massacraria muito com isso.


 4. Concordas ou discordas que um livro com a lombada estragada é um livro amado?

 Depende da pessoa. Uma lombada muito quebrada pode ser sinónimo de muitas coisas: que gostamos tanto daquele livro que o quisemos reler todo ou somente algumas passagens; que estamos a arrastar a leitura de um livro grande à já muito tempo; ou que o livro é realmente gigante e que nenhuma lombada lhe resiste.


 5. Como as lombadas dos hardbacks são mais difíceis de estragar ou nota-se menos, preferes comprar hardbacks ou paperbacks?

 Compro sobretudo paperbacks, embora cá em Portugal, por norma, eles sejam mais caros que os hardcovers; em contrapartida, são mais comuns. Aqui não há realmente o hábito de lançar um livro em duas edições de capas diferentes, por isso hardbacks na minha coleção é uma coisa bastante rara. Mas existem alguns livros cuja hardcover adorava adquirir, como aquelas edições lindas de Orgulho e Preconceito e Jane Eyre da Civilização Editora e o [aquele] hardback [lindo] do livro Os Adivinhos (The Diviners no original) na sua língua materna, só para puder ter a mesma obra em edições e/ou línguas diferentes.


 E vocês? Qual a vossa opinião sobre lombadas vincadas?

Sem comentários:

Enviar um comentário