domingo, 23 de agosto de 2015

MonthTag | Leitores de Verão


 E foi em agosto que eu mais os bloggers parceiros do The Mistery's Garden decidimos retomar a MonthTag, uma rubrica conjunta com a Jessie do Fofocas Literárias e o John do John's Report. Para aqueles que nunca ouviram falar deste projeto: ele consiste em publicar, no terceiro domingo do mês, à mesma hora, uma tag escolhida pelos três blogues, cada um com as suas respostas no seu respetivo blogue, logo, se este post já foi publicado, poderão ler as respostas destes parceiros do blogue no seu respeito site. As perguntas são sempre as mesmas para todos e as respostas características de quem está a responder, escritas de forma individual, logo, se forem semelhantes, é pura coincidência, pois nenhum tem acesso ao texto do outro antes desta hora.

 Para este agosto de 2015, escolhemos traduzir a The Summer Reader Book TAG, criada pela dona do canal islandOFbooks, que tem sido bastante popular entre os booktubers de língua inglesa, mas que ainda não tinha sido feita por nenhum blogger português (pelo menos, que nós tenhamos conhecimento). Nesta tag temos 10 elementos relacionados com o Verão que são associados a livros através das suas características. 

 Vamos responder?

Limonada


 Escolhe um livro que começou amargamente, mas que foi melhorando à medida que foste avançando na sua leitura

 No meu caso, é mais frequente encontrar algumas leituras que começam por me cativar e surpreender, mas que acabam por me desiludir com uma história pobre ou mal desenvolvida, personagens fracas, entre outros aspetos, e por isso não me recordava de nenhuma obra que tivesse sido o oposto. No entanto, acho que posso escolher Uma Morte Súbita, de J. K. Rowling, como a limonada desta tag, já que é uma obra que não tem um protagonista em concreto e que possuiu um vasto elenco de personagens cujos nomes e papéis na história são bastante difíceis de memorizar ao início. Lembro-me que tive de fazer um mapa da personagens para me guiar nos primeiros capítulos, mas com o tempo deixei de precisar de o utilizar.


Sol Dourado


Escolhe um livro que te fez sorrir como nenhum outro

 Desculpem as constantes repetições, mas não há como evitar mencionar este livro. Amor e Chocolate, de Dorothy Koomson, é daqueles livros que tão facilmente desabrocha um largo sorriso no rosto como nos deixa ofegantes de tanto rir (OK, talvez nem tanto, mas nada como uma boa hipérbole para vos fazer ler um dos meus livros favoritos de sempre).


Flores Tropicais


Escolhe um livro cuja ação se passa num país estrangeiro

 Tendo em conta que a maioria dos meus livros foram escritos originalmente em inglês, optei por escolher um livro que não se passa nem nos EUA, nem no Reino Unido, Canadá, Irlanda ou todos os outros países cuja língua-mãe é o inglês. Escolho o Por Favor Cuida da Mamã, de Kyung-sook Shin - um livro de que gostei bastante e que reli à pouquíssimo tempo-, cuja ação se passa na Coreia-do-Sul, que é também a terra-natal da autora.


Sombra das Árvores


Escolhe um livro no qual um personagem misterioso e/ou sombrio foi introduzido pela primeira vez

 Pois, este é o momento para enumerar todas aquelas personagens misteriosas que me fazem ansiar pelo próximo livro de uma série? Escolher o Quatro, da série Divergente, seria despropositado, já que já li toda a trilogia e pude conhecê-lo muito melhor e formular uma nova imagem dele, bastante diferente daquela primeira impressão. Por isso, o prémio vai para o Nathan Grant, de A Iniciação. Aquele tipo tem sérios conflitos consigo mesmo, e eu adoro-o (seja lá porque razão for) e por causa disso ele trás um monte de sofrimento literário atrás. Para além de ser a razão porque morro para ler a continuação desta série de vampiros de Jenny Trout, A Possessão. Tenho adiado a leitura porque a Galivro decidiu não traduzir o último livro da série (o que não me espanta nada, já que tanto a Galivro como a ASA não sabem respeitar os leitores ao ponto de trazerem para Portugal somente obras cuja continuação e conclusão não pretendem traduzir - Não vendeu? Já ouviram falar em publicidade, queridos?). Por isso, limito-me a suspirar e a insultar mentalmente a editora e a ansiar pelo dia em que ganharei coragem e me sujeitarei a pura tortura emocional. Porquê, porquê????!!!!! Porquê estes dilemas de leitora???????!!!!!!!!!!!!!


Areia da Praia


Escolhe um livro granuloso cujo enredo foi mal ou pouco desenvolvido

 Mais uma vez, este é um livro que li à dois anos atrás, razão pela qual não me recordo de muita coisa sobre ele. Sei que, mais tarde, li uma opinião mais justa da que a que eu tinha escrito na altura (o meu blogue original ainda era bastante recente, assim como o meu gosto pela literatura, sendo que, nessa altura, tudo o que vinha à rede era peixe ) e agora a ideia que eu tenho dele é que não é uma obra muito desenvolvida, com um enredo fraco que acaba no mesmo lugar onde começou: com o mistério da morte de Rosmarie por resolver. Falo-vos de O Sabor dos Caroços de Maçã, de Katharina Hagena.


Relva Verde


Escolhe uma personagem ou personagens cheia(s) de vida que te fez/fizeram sorrir

 Livros com protagonistas crianças são perfeitos para esta categoria. Sabem que livro com protagonistas crianças é perfeito para esta categoria? A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak.


Melancia


Escolhe um livro com alguns segredos suculentos

 O Jardim dos Segredos, de Kate Morton, tem o título perfeito para esta categoria (é que não é algo em que se repare nem nada! ). Este livro gira em volta do mistério das origens de Nell. Para descobrir mais sobre o passado da avó, Cassandra viaja até à Cornualha na esperança de desvendar os segredos da família Mountrachet. Nem todos os segredos são tão imprevisíveis assim, o maior de todos acaba por ser tornar bastante óbvio mais lá para o final, apesar da autora insistir em andar à volta do assunto como se nós já não soubéssemos, como se já não tivéssemos as pistas todas, no entanto, enquanto não as temos, acabamos por formular teorias muitos diferentes ao longo da leitura que se vão gradualmente aproximando da verdade. A cada novo segredo suculento, uma nova teoria.


Chapéu-de-Sol


Escolhe um livro com um universo grande e vasto

 Vão ter de me perdoar o cliché, mas não sou propriamente grande fã de fantasia e nunca li muitos livros do género. Por isso, de todas as leituras que já fiz, aquela que contém o mundo mais complexo e extenso é mesmo a saga Harry Potter. Apesar de só ter lido os dois primeiros livros, nota-se que J. K. Rowling preocupou-se com a construção de todo aquele universo mágico, não se ficando pelas bases, dando-se ao trabalho de escrever nos rascunhos até os pormenores mais banais, que são, na verdade, o que assegura a originalidade destas obras.


Barbecue


Escolhe uma personagem literária que é caracterizada como uma «brasa»

 Meus queridos leitores, eu não compro os livros porque está escrito na contra-capa que um borracho faz parte do elenco, ou gosto mais de uma personagem por ler elogios aos seus atributos físicos, ou tenho um sexto sentido que me diz, ao tocar no livro, se este contém alguma «brasa» lá pr'ó meio. Pura e simplesmente, a literatura não consegue conter-se e, se é mesmo suposto escolher apenas um livro com um protagonista hot, então, meus caros amigos, mais vale usar o RANDOM.ORG, porque hotters é coisa que não falta na minha coleção. Mas bem, vou-me dar ao trabalho de escolher o Byron De Witt, de Um Sonho de Vida, de Nora Roberts, só mesmo para ter um motivo para mencionar este livro. Regra geral, não gosto de gentlemans que nos emprestam de propósito o seu casaco em noites frias e que nos levem ao colo para o hospital mais próximo - tanto têm a capacidade de enervar como nenhum outro como de me deixar extremamente embaraçada; assim, a razão porque gosto tanto desta personagem permanece um mistério.


Diversão de Verão


A quem passas esta tag

 Terei todo o prazer em ler as respostas das Bloguinhas Paradise, da Silvana do Por Detrás das Palavras, da Ana do The Booktarian, da Chris do Diário da Chris, da Patrícia do Chaise Longue, da Catarina do These Moon Reads, da Carolina do Singularidades de uma Rapariga Loira (que acabou de regressar, por isso é estritamente proibido não fazer uma visita ao seu blogue), da Danii do DaniiReads, da Joca do little house of books e por último, mas não menos importante, da Mariana do maryredhair.


 Não se esqueçam de ir espreitar as respostas do John e da Jessie. ;)
 Espero que tenham gostado! Sintam-se tagueados, com os devidos créditos de criação e tradução.

4 comentários:

  1. Obrigada, obrigada :). Gostei imenso da TAG. A ver se consigo responder para que apareça no próximo sábado. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, Silvana! :) Fico a aguardar as tuas respostas.
      Beijinhos e Boas Leituras!

      *Mistery

      Eliminar
  2. Obrigada Mistery!!!! Gostei muito da TAG! Sempre um querida!!
    Vou fazer o mais depressa possível... ;D
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de quê, será um prazer ler as tuas respostas! :)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar