segunda-feira, 4 de maio de 2015

TAG | Doces, Livros & Docinhos (TAG Original)


 Quem não adora doces? Uma alimentação saudável é importante, é o que nos dizem sempre (ou o que dizemos a nós próprios), mas é tão difícil resistir! Há aqueles que juram a pés juntos que detestam doces, mas nada me convence que esses seres esquisitos são imunes a tanta doçaria de aspeto maravilhoso. Haverá certamente um que lhes agrade e apure os sentidos. Foi para os amantes e menos amantes de doces, mas definitivamente apaixonados pela leitura, que criei esta tag docinha e deliciosa.

 Ela é composta por 12 sobremesas e snacks açucarados, cujas características associei aos nossos livros mais doces e aos não tão doces assim - ou aos excessivamente doces que os tornaram a leitura a mais insuportável de todas! Inclui também mais três perguntinhas extra relacionadas com doces tipicamente portugueses. Enfim... que me dizem a um doce?


 Chocolate
 Um livro tão, mas tão bom que preferiste avançar calmamente na sua leitura só para aproveitar cada página


 Existem vários tipos de leituras, duas delas: aquelas que são tão más que só queremos que terminem, embora não consigamos avançar muito na sua leitura, e aquelas que são tão boas que temos de fazer um esforço imenso para resistir, porque não queremos que acabem. Os Adivinhos, de Libba Bray, foi um desses livros. Vê-lo chegar ao fim foi tão mau quanto quanto sentir o último quadradinho derreter na minha boca, e ao mesmo tempo tão bom quanto saborear o último pedaço de chocolate da tablete.


 Cupcake
 Um livro cuja parte inicial consideras ser a melhor (a parte do meio e/ou a final não precisam necessariamente de ser "más")


 Para a Eternidade, de Marta Neves, começou com um início razoável, apresentando uma escrita cativante e uma história que parecia que me ia prender às próximas páginas. Enganei-me. Aquilo que parecia ser uma leitura promissora acabou por ir piorando e piorando cada vez mais. Acontece que, quando as coisas melhoravam, tudo voltava a piorar e eu voltava a ficar frustrada com a leitura (o chamada efeito yoyo). Podia ter sido tudo tão melhor! E aquele final... RRRRRRRRR, aquele maldito e insignificante final!..


 Bolo
 Um livro que misturou vários géneros literários e se tornou numa combinação deliciosa


 Não tenho nenhum livro na minha estante que combine mais géneros literários que Os Adivinhos : temos policial, temos fantasia paranormal, temos romance, temos terror, temos história, temos religião, temos Nova Iorque, temos Anos 20, temos Jazz, temos luz, temos néon, temos personagens fantásticas, temos uma escrita maravilhosa, temos um enredo fenomenal e temos uma combinação deliciosa dos ingredientes mais deliciosos. Não parece delicioso?


 Algodão Doce
 Um livro tão doce que enjoa


 Não me ocorre nenhum livro cuja doçura me tenha levado a fazer caretas de tanto açúcar  - talvez porque ainda não encontrei um assim, mas talvez possa incluir aqui o autor Nicholas Sparks, um romântico que tanto nos derrete o coração como nos aborrece com os mesmos clichés e histórias de amor que já não são novidade nenhuma.


 Gomas
 Um livro que toda a gente gosta & A tua leitura atual (ninguém compra só uma goma, pois não ;) )


 Um livro que parece agradar à grande maioria é A Culpa é das Estrelas, de John Green. Apesar de estar incluída nesse grupo, não posso dizer que tenha realmente adorado o livro, mas foi uma leitura agradável.

 Quanto às minhas leituras atuais, encontro-me a ler A Filha do Capitão, de José Rodrigues dos Santos, a passinho de caracol, e O Recruta, de Robert Muchmore, o primeiro da afamada série CHERUB, por recomendação de uma amiga.


 Gelado
 Um livro suave, com uma narrativa suave e uma escrita suave. Uma leitura suave.


 Obrigada pela Recordações, de Cecelia Ahern é perfeito para esta categoria. Tem uma história simples e sem grandes relevos e uma escrita muito bonita. É daqueles livros para se ler ao ar livre quando se procura algo mais leve. Apesar de possuir todas estas características, não considero esta obra nada de extraordinário, apenas um livro com uma ideia original e escrito de uma maneira suave e, por vezes, divertida. O que faz dele uma autêntico Gelado, pois não me despertou grandes emoções.


 Macarons
 Um livro que toda a gente já leu menos tu


 Houve uma altura em que me queixei imenso de haver imensos livros que toda a gente parecia já ter lido menos eu. E agora tenho dificuldade em encontrar um. OK, ainda sou a última rapariga à face da Terra que ainda não leu Crepúsculo, de Stephanie Meyer, nem tinha muita vontade, até o meu namorado se ter posto a elogiar a saga e a deixar-me um pouquito (mas só um pouquito) curiosa. [ Maldito! ] Sou também a única ignorante que ainda não leu A Guerra dos Tronos. Porque, primeiro, sejamos honestos, aqueles volumes todos dão-nos cabo da carteira; segundo, a não ser que alguém me empreste, não estou disposta a sacrificar o meu rico dinheirinho para depois me afeiçoar a personagens que mais tarde serão assassinadas. Tenho muita curiosidade, não me entendam mal, no entanto, há certas tentações a que se deve resistir.


 Pipocas
 Um livro que, na tua opinião, daria um excelente filme (nada de batota neste, pessoal, sabem o que eu quero dizer!)


 Lembro-me bem de achar algumas partes do livro A Iniciação, de Jennifer Armintrout, bastante cinematográficas e acho que a sua história no grande ecrã ficaria excelente (olhem-me a cena do machado, gente, A CENA DO MACHADO!). No entanto, é pouco provável que, após todos estes anos que passaram desde a publicação do último livro, isso alguma vez venha a acontecer.


 Twix, Lion e outras barras de chocolate
 Um livro que trás muito pouco para o preço que pagaste (interpretação livre)


 O livro mais caro da minha estante deve ser A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak. Paguei quase 20€ por ele. E, deixem-me que vos diga: 468 páginas não são nada! NADA, OUVIRAM-ME??? Não podiam criar um livro que nunca acabasse? Porque é que este livro tinha de acabar? Porque é que paguei 20€ para isto? Paguei 20€ sabem para quê: para chorar, para ver o meu coração desfeito em mil pedacinhos e para chegar ao fim. Mas que é isto, gente? Que coisa é esta?


 Cheesecake
 Um livro frio (interpretação livre)


 Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. É um livro frio, cruel e difícil. E não há muito que possa dizer que faça jus a esta obra esplêndida.


 Crepe
 Um livro que precisava de "recheio" para se tornar bom ou ainda melhor


 A minha estreia com Sveva Casati Modignani, O Esplendor da Vida, poderia ser um livro melhor em muitos aspetos. Faltou-lhe muito recheio. O meu nível de tolerância com a protagonista foi zero. Não gostei dela em nenhum momento do livro. Ela precisava de uma mudança completa e radical. Que mulher irritante! Que falta de autoestima!


 Maçãs Caramelizadas
 Qual o livro mais romântico da tua estante?



 De todos os romances da minha coleção, há um que se destaca de todos os outros: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Maravilhoso! Lindo! Magnífico! A minha Maçã Caramelizada.


 EXTRAS - Doces Portugueses:

 Ovos Moles de Aveiro
 Um livro com uma capa neutra e sem vida, mas cujo interior seja bastante agradável


 A capa da minha edição de Jane Eyre, de Charlotte Brontë, é bastante sem cor e murcha e gostava de adquirir uma edição mais bonitinha no futuro. Mas é Jane Eyre, e é uma obra-prima seja em que edição for.


 Pão-de-Ló
 Um livro cuja desilusão foi tanta que até custou a engolir



 Confesso que, na altura, o neguei com todas as minhas forças. Agora, sou capaz de admitir que o terceiro livro da trilogia Os Jogos da Fome, A Revolta, me desiludiu imenso. Na altura, não senti muita emoção ao lê-lo e tive a estranha sensação de que estava a ler um livro de uma série completamente diferente. A verdade é que me lembro pouco da história e os meus sentimentos por este livro ainda são um pouco confusos. Tenho que reler os três livros - pode ser que, da segunda vez, goste mais, quem sabe?


 Pastel de Nata
 Um livro pequeno, mas que te diz muito (interpretação livre)



 Há um livro que é capaz de me comover em qualquer momento, em qualquer ocasião, em qualquer lugar: O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry. É lindo! É lindo! E acho uma excelente oportunidade o facto de ser uma leitura obrigatória na escola, pois foi assim que eu, e muitas outras pessoas, o conheceram. Porque foi com ele que verti as minhas primeiras lágrimas literárias.


 Sintam-se à vontade de levar esta tag convosco para o vosso cantinho (peço-vos, com os devidos créditos), no entanto, gostava de taguear em especial: John's ReportFofocas Literárias, Bloguinhas ParadiseDanii Reads, Diário da Chrislittle house of booksSonhar de Olhos AbertosThese Moon Reads, Por detrás das palavras e mary red hair.

 Bem-vindos ao mês de maio! Boas Leituras!

22 comentários:

  1. Oi minha linda <3
    A-do-rei! Uma tag muito bem feita e com imagens tão fofinhas *-* Obrigada por passares para mim.
    Também pensava assim em relação a Game of Thrones, e por isso preferi comprar aquela edição que saia com uma revista qualquer.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Jessie! :) Fico muito contente por teres gostado!
      Quero tanto ler essa série, mas nunca os encontrei a um bom preço. :-/
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  2. Gostei muito da TAG :) talvez em breve também a faça ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mistery! Adorei esta tag. Tens aí imensos livros que nem tinha ouvido falar.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Anna! Fico feliz por teres gostado! Leva-a para o teu blogue, se quiseres. :)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  4. Obrigada por me tagueares!
    Adorei a tag e vou fazer no blog de certeza.
    (As imagens deste post estão tão giras)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada! :)
      Fico a aguardar a resposta.
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  5. Olá Mistery. Muito obrigada pela nomeação. :) Não tenho tido motivação nem tempo para o blog, por isso é provável que demore imenso tempo a responder. Desculpa :(.
    Beijinhos
    Silvana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Silvana!
      De nada.
      Não tem problema nenhum, leva o tempo de que precisares. :)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  6. Obrigado por passares a tag! :D
    Também nunca li Crepúsculo e Game of Thrones! :D

    ResponderEliminar
  7. Olá Mistery :)

    Adorei a TAG e já a coloquei no blog :)

    Sofia
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sofia! :)
      Obrigada pela tua resposta, vou já dar uma espreitadela!
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  8. Desde já muito obrigado por me tagueares para esta tag tão docinha.. :D
    Os Adivinhos é um livro que estou com alguma curiosidade.. deixaste-me ainda com mais curiosidade...
    Realmente A Iniciação daria um óptimo filme.. :D
    Quero muito ler o Ensaio sobre a Cegueira..
    Temos o Orgulho e Preconceito em comum.. ^_^
    Gostei muito da tag.. beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada, foi um prazer! :)
      É maravilhoso! Lê! ;)
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
  9. Olá,
    Antes de mais, gostava de a felicitar pelas Tags. Não conhecia e adorei. Gostava imenso de levar algumas para o meu blogue, se não se importar.
    Obrigada e parabéns!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Muito obrigada, fico contente por saber. :)
      Que todos se sintam à vontade para levar consigo esta tag e outras.
      Beijinhos!

      *Mistery

      Eliminar
    2. Obrigada! Adoraria colocar uma rubrica no meu blogue com Tags. Se quiser dar uma "espreitadela" no Dream Pages, pode fazê-lo em http://dream---pages.blogspot.pt/
      Espero que goste! Mais uma vez, obrigada :)

      Eliminar
    3. Claro, vou já dar uma vista de olhos! :)

      *Mistery

      Eliminar
  10. Mistery,

    Finalmente cá estão as minhas respostas: http://por-detras-das-palavras.blogspot.pt/2015/08/tag-doces-livros-e-docinho.html

    Bjs

    ResponderEliminar